terça-feira, 1 de agosto de 2017

ITA - 2017 - Questão 09

   Uma placa é feita de um metal cuja função trabalho W é menor que hν, sendo ν uma frequência no intervalo do espectro eletromagnético visível e h a constante de Planck. Deixada exposta, a placa interage com a radiação eletromagnética proveniente do Sol absorvendo uma potência P. Sobre a ejeção de elétrons da placa metálica nesta situação é correto afirmar que os elétrons

(A) não são ejetados instantaneamente, já que precisam de um tempo mínimo para acúmulo de energia.
(B) podem ser ejetados instantaneamente com uma mesma energia cinética para qualquer elétron.
(C) não podem ser ejetados pois a placa metálica apenas reflete toda a radiação.
(D) podem ser ejetados instantaneamente, com energia que depende da frequência da radiação absorvida e da energia do elétron no metal.
(E) não podem ser ejetados instantaneamente e a energia cinética após a ejeção depende da frequência da radiação absorvida e da energia do elétron no metal.

   Resolução:
   O elétron está "preso" ao metal por uma  energia de ligação que permite seu movimento na superfície do mesmo, para tirar o elétron da superfície é necessário entregar esta quantidade de energia para o elétron, esta energia é a função trabalho, qualquer energia acima desta é utilizada para dar movimento livre ao elétron.
   Assim, a energia do elétron depende da energia do fóton que incide sobre ele e o quanto desta energia será utilizada como função trabalho.
Resposta item (D).

Um comentário:

  1. Olá, professor.

    Você tem grupos de estudos online de física (via Skype, por exemplo)?

    Tenho interesse pois apresento dificuldade em física e preciso de aulas à distância.

    ResponderExcluir