quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

UFRGS - 2016 - Questão 25

25. Objetos a diferentes temperaturas emitem espectros de radiação eletromagnética que possuem picos em diferentes comprimentos de onda. A figura abaixo apresenta as curvas de intensidade de emissão por comprimento de onda (normalizadas para ficarem na mesma escala) para três estrelas conhecidas: Spica, da constelação de Virgem, nosso Sol, e Antares, da constelação do Escorpião.
Tendo em vista que a constante da lei dos deslocamentos de Wien é aproximadamente 2,90 x 10-3 m.K, e levando em conta a lei de Stefan-Boltzmann, que relaciona a intensidade total da emissão com a temperatura, considere as seguintes afirmações sobre as estrelas mencionadas.

I - Spica é a mais brilhante das três.
II - A temperatura do Sol é de aproximadamente 5800 K.
III- Antares é a mais fria das três.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas I e III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Resolução:

Afirmação I:
O maior brilho acontece para o menor comprimento de onda, segundo a lei de Stefan-Boltzmann, assim o maior bril,ho está em Spica que possui maior emissão no menor comprimento de onda.
Afirmação correta.

Afirmação II:
A lei de deslocamento de Wien é representada por
O sol apresenta comprimento de onda com maior intensidade em 0,5x10-6m, assim
Afirmação correta.

Afirmação III:
Da lei de Wien, isolando a temperatura o comprimento de onda passa dividindo, o que significa que a temperatura é inversamente proporcional ao comprimento de onda. Como entre as três estrelas a maior intensidade ocorre para o maior comprimento de onda na estrela Antares indicando que ela é de menor temperatura.
Afirmação correta.

Resposta: item E


Se você gostou desta publicação me ajude a produzir mais publicações. apoie-me: Campanha Coisas de Físico: https://apoia.se/10213499416137348

Um comentário: