terça-feira, 30 de janeiro de 2018

UFRGS - 2018 - Questão 15

   Uma carga negativa Q é aproximada de uma esfera condutora isolada, eletricamente neutra. A esfera é, então, aterrada com um fio condutor.
    Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. 
   Se a carga Q for afastada para bem longe enquanto a esfera está aterrada, e, a seguir, for desfeito o aterramento, a esfera ficará________________ Por outro lado, se primeiramente o aterramento for desfeito e, depois, a carga Q for afastada, a esfera ficará ____________. 

(A) eletricamente neutra - positivamente carregada
(B) eletricamente neutra - negativamente carregada
(C) positivamente carregada - eletricamente neutra
(D) positivamente carregada - negativamente carregada
(E) negativamente carregada - positivamente carregada

Resolução:
      Ao aproximar a esfera carregada negativamente de outra neutra faz-se com que os elétrons migrem para a face oposta criando pólos elétricos neste corpo. Quando aterramos o corpo polarizado estes elétrons são expulsos do corpo fazendo que ele fique positivamente carregado. 
         Daí temos dois caminhos:
         Se afastarmos o corpo inicial carregado com carga Q sem tirar o aterramento é possibilitado que os elétrons migrem de volta para o corpo neutralizando-o novamente, ou seja, a esfera fica eletricamente neutra.
       Ou podemos primeiramente tirar o aterramento deixando a esfera isolada e ao afastarmos o corpo carregado a esfera permanece carregada com carga positiva. Ela fica positivamente carregada.
Resposta:
Item (A).

Se você gostou desta publicação me ajude a produzir mais publicações. apoie-me: Campanha Coisas de Físico: https://apoia.se/10213499416137348

Um comentário: