domingo, 29 de julho de 2018

UFRGS - 2018 - Questão 01

Dois objetos de massas m1 e m2 (=2m1) encontram-se na borda de uma mesa de altura h em relação ao solo, conforme representa a figura abaixo.
 O objeto 1 é lentamente deslocado até começar a cair verticalmente. No instante em que o objeto 1 começa a cair, o objeto 2 é lançado horizontalmente com velocidade V0. A resistência do ar é desprezível. Assinale a alternativa que melhor representa os gráficos de posição vertical dos objetos 1 e 2, em função do tempo. Nos gráficos, tq 1 representa o tempo de queda do objeto 1. Em cada alternativa, o gráfico da esquerda representa o objeto 1 e o da direita representa o objeto 2.
Resolução:
As duas esferas caem da mesma altura e como o tempo de queda não depende da massa dos corpos em questão, ambas levam o mesmo tempo para atingirem o chão.
A equação que modela a altura é uma equação quadrática pois o movimento é acelerado, assim para as duas esferas o gráfico é idêntico.
Resposta: item (A)

Se você gostou desta publicação me ajude a produzir mais publicações. apoie-me: Campanha Coisas de Físico: https://apoia.se/10213499416137348

3 comentários:

  1. então não vai considerar a velocidade em que o objeto 2 foi lançado?, pq eu tinha marcado B por esse motivo.

    ResponderExcluir
  2. Não pois a velocidade de lançamento dá conta apenas do alcance já que ela foi horizontalmente lançada.
    Caso ela fosse obliquamente lançada para cima ou para baixo precisaria levar em conta a velocidade de lançamento, o que não é o caso.

    ResponderExcluir