domingo, 9 de março de 2014

Cinemática 1: Conceitos iniciais

Cinemática

            Cinemática é a parte da física que trata dos movimentos. Define as grandezas físicas como posição, deslocamento, tempo, velocidade e aceleração. Não tem a preocupação de descobrir as razões dos mesmos, por outro lado trata do seu mecanismo e suas equações.

Referencial:

Quando falamos em sistemas dentro da física, precisamos relacionar o corpo com algum outro ponto, corpo ou objeto. A este ponto chamamos de referencial.
Dependendo do referencial podemos definir se o objeto está ou não em movimento, definir a posição que este corpo se encontra, a velocidade dentro deste referencial.

O referencial será a origem com o nosso sistema de coordenadas. Este pode ser de uma, duas ou três dimensões, como exemplificado na figura abaixo.

Referencial Unidimensional
Referencial Bidimensional
Referencial tridimensional
Um referencial pode estar localizado em uma estrada, um tabuleiro de jogos e outros sistemas.
Referencial unidimensional: neste caso indica o início da estrada Federal BR-101. Esta é a origem do referencial.

Neste tabuleiro de Xadrez indicamos o referencial pela linha em que se encontra e pela coluna. A origem está na coluna A-linha 1.

Como pode ser visto há uma importância fundamental na escolha do referencial em que se vai trabalhar, este pode complicar muito seu trabalho. Claro que a escolha só depois de algum tempo de trabalho para aprender a escolher o melhor referencial. Basta treinar.