terça-feira, 4 de julho de 2017

UFRGS 2017 - Questão 11

Quando se fornece calor a uma substância, podem ocorrer diversas modificações decorrentes de propriedades térmicas da matéria e de processos que envolvem a energia térmica. Considere as afirmações abaixo, sobre processos que envolvem fornecimento de calor.

I - Todos os materiais, quando aquecidos, expandem-se.
II - A temperatura de ebulição da água depende da pressão.
III- A quantidade de calor a ser fornecida, por unidade de massa, para manter o processo de ebulição de um líquido, é denominado calor latente de vaporização.

Quais estão corretas?

(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III.
(D) Apenas II e III.
(E) I, II e III.

Resolução:

   I - A água na faixa de 0 a 4ºC contrai-se antes de expandir, o que acontece depois de 4ºC. Assim, embora boa parte dos materiais expandam-se ao receber calor, nem todos fazem isso. Item incorreto.

   II - De fato, ao analisarmos o diagrama de fases da água que segue abaixo, vemos na linha laranja o limite entre as fases da água, significando que naquele ponto há mudança de fases
Ali vemos a partir do para o ramo superior direito que conforme a pressão aumenta a temperatura para mudar a fase aumenta também.
Item correto.

    III - A quantidade de calor utilizada para transformar o estado físico de uma substância é dada como
a constante L indica a quantidade de calor para cada unidade de massa transformada de estado físico. Tem o nome de quantidade de calor latente de evaporação para a mudança de estado de líquido para vapor.
Item correto.
Afirmações verdadeiras: II e III.
Item (D).

Nenhum comentário:

Postar um comentário