Na figura abaixo, está representada a trajetória
de uma partícula de carga negativa que
atravessa três regiões onde existem campos
magnéticos uniformes e perpendiculares à
trajetória da partícula.
Nas regiões I e III, as trajetórias são quartos
de circunferências e, na região II, a trajetória
é uma semicircunferência. A partir da trajetória
representada, pode-se afirmar corretamente
que os campos magnéticos nas regiões
I, II e III, em relação à página, estão,
respectivamente,
(A) entrando, saindo e entrando.
(B) entrando, saindo e saindo.
(C) saindo, saindo e entrando.
(D) entrando, entrando e entrando.
(E) saindo, entrando e saindo.
Resolução:
Para resolver esta questão é necessário lembrar a regra da mão espalmada (regra do tapa). onde partes das mão representa os vetores velocidade da partícula (representado pelo polegar), campo de indução magnética (representado pelas pontas dos dedos) e força magnética (representada pela palma da mão se carga é positiva e pelo dorso da mão se carga é negativa).
A trajetória inicial da partícula indica a direção do seu vetor velocidade. Para alterar o vetor velocidade é necessário a aplicação de uma força assim sendo o lado para onde a trajetória alterada é a direção em que a força foi aplicada.
Em I:
A força é aplicada para baixo do plano da página e a velocidade está dirigida para a direita, como a carga em questão é negativa, posicionando o dorso da mão para baixo do plano da página e o polegar para direita os dedos ficam apontando na direção da página, logo o campo está entrando na página.
Em II:
A partícula entra na região em questão com a velocidade apontando para baixo do plano da página (o polegar deve apontar nessa direção) e a força aponta para a direita ( o dorso da mão deve apontar nessa direção) assim os dedos apontarão saindo da página.
Em III:
A partícula penetra na região para cima do plano da página e a força está agindo para a direita., neste caso os dedos apontarão para dentro do plano da página.
Assim, o campo está entrando, saindo e entrando.
Resposta:
Item (A).
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